O segredo de um bom churrasco está nos detalhes. Um desses detalhes é o tipo de sal que você usa. Tradicionalmente, o sal grosso é o favorito dos churrasqueiros. No entanto o sal de parrilla tem um charme especial.
O sal de parrilla argentino tem uma granulometria menor que o sal grosso, mas ainda mantém grãos bem formados. Eles são bastante diferentes. O sal grosso é mais robusto e maior, enquanto o sal de parrilla é um intermediário entre o sal grosso e o sal fino.
Além desses, existem também o sal fino e a flor de sal, que podem ser usados no churrasco, mas em momentos específicos do cozimento da carne na churrasqueira. Normalmente utilizamos o sal fino para temperar as carnes antes de ir para a grelha e a flor de sal é usada na carne depois de pronta. Como geralmente vem em escamas, a flor de sal derrete junto com o suco da carne(cuidado para não errar a mão e fazer uma salmoura).
O diferencial do sal de parrilla é que, por ser menor que o grosso, seu uso facilita para não errar no sabor da carne. Preferido por muitos dos churrasqueiros, ele é perfeito para grelhados de preparo rápido, como steaks.
Na hora da compra, existem muitos tipos de sal de parrilla disponíveis no mercado, desde o tradicional até os que são temperados com condimentos, tais como alho, pimenta, ervas finas e até mesmo com vinho que podem agregar um sabor diferente no churrasco. É válido afirmar que, em termos de sabor, não há diferença entre o sal grosso e o sal de parrilla, apenas no tamanho. Quanto ao preço, o sal grosso é mais barato, porém se quiser trazer um sabor diferente para mesmos cortes de carne, vale a pena investir um pouquinho mais.
Se quiser impressionar de verdade, confira essa dica!
Agora, se você quiser economizar, é possível fazer o sal de parrilla em casa! Uma dica é colocar o sal grosso no liquidificador e pulsar apenas uma vez. O resultado é perfeito e deixa a carne ainda mais saborosa.
No entanto, o sal de parrilla não é ideal para tudo.
Como a carne de frango é servida bem passada para evitar a salmonela, ela quase não tem suco. Assim, o sal de parrilla ou o sal grosso não derretem. Portanto, é melhor temperar o frango antes com sal fino e outros temperos de sua preferência.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade